17/10/09

A dignidade da escola

A construção de uma escola pública inclusiva e formadora de carácter e consciências passa hoje muito pela acção das autarquias locais. Com a descentralização efectuada de competências e meios, financeiros e humanos, por parte da administração central, e no que concerne ao ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico, as autarquias locais desempenham agora um papel fulcral na qualidade do ensino ministrado aos mais novos.

Em muitos concelhos, como no Barreiro PS, foram construídos centros escolares (Fidalguinhos), muitas escolas passaram a dispor de refeitórios e o prolongamento do horário passou a ser uma realidade. No Barreiro isso passou pela assinatura de um contrato programa entre o Governo e a CMB.

Depois desta introdução, pergunto:

Por que é que na Escola do Primeiro Ciclo do Ensino Básico da Telha, em Santo André, muitas crianças (centenas) não dispõem de uma refeição fornecida pela escola. Porque é que nessa escola o prolongamento curricular é uma anedota?

Reflictam bem!

E nessa reflexão lembrem-se que muitas autarquias fornecem os manuais escolares ao 1º Ciclo (e não só pequenas autarquias, vejam o exemplo de Odivelas), o prolongamento vai muitas vezes além daquilo que é contratado com o estado e as condições do parque escolar são muito superiores àquelas que as crianças de quase todo o Barreiro desfrutam. Lembrem-se disso!

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